Horário: 07:00 às 20:00
Fone: (86) 3221-2110 / 3226-3070
Email: caapi@caapi.org.br
WhatsApp: 99427-3674

Institucional / História

A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí – CAAPI é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos com personalidade jurídica e patrimônio próprio, autonomia financeira e administrativa, instituída por deliberação do Conselho Seccional da OAB/PI em 26 de julho de 1980, com a finalidade de assistir os Advogados e Estagiários regularmente inscritos e adimplentes junto a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, assim como os seus dependentes. Prestando aos seus beneficiários: assistência social, previdenciária, de saúde e lazer, serviços fisioterápicos e odontológicos de qualidade a preços reduzidos, além de convênios firmados com empresas de diversos segmentos do setor comercial, com o objetivo de garantir aos seus assistidos atendimentos diferenciado, descontos e condições especiais na utilização desses serviços.

A CAAPI foi instituída durante a gestão do Presidente da OAB/PI, Reginaldo Santos Furtado, e inicialmente ficou instalada na própria Seccional. Somente em 1987 foi eleita a primeira diretoria da CAAPI constituída de cinco membros efetivos, tendo como Presidente Reginaldo de Correia Moreira, cujos mandatos foram renovados em 1989 e 1991. Desde então, cada diretoria tem feito gestões com a finalidade de sempre trazer benefícios e vantagens para os profissionais e seus familiares, visando sempre a qualidade de vida.

Em 1993, com a diretoria eleita e Presidência entregue ao Conselheiro Nelson Nery Costa, a entidade foi de fato efetivada, passando a prestar assistência médica e odontológica, bem como instituir Pecúlio por morte e acidente, através da seguradora privada. Ainda na mesma gestão foi iniciada a construção da sede da Instituição, situada ao lado do prédio da OAB/PI, na Rua Gov. Tibério Nunes, s/n, Bairro Cabral, em Teresina, cuja conclusão se deu na gestão da nova Diretoria (1995-1997) sob a condução do Presidente Jorge Azar Chaib. No dia 23 de maio de 1996 ocorreu a inauguração oficial da sede da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí e dos consultórios para funcionamento de serviços de saúde, sendo dois equipados para odontologia. A implantação da Sede própria trouxe para os advogados conforto e comodidade para a utilização dos serviços.

Durante a gestão de 1998 a 2000, a Presidência de Joaquim Barbosa de Almeida Neto, foram inauguradas a farmácia e a livraria dos advogados e ainda um consultório odontológico no município de Picos.  Na gestão de 2001 a 2003, com o Presidente Éfren Porfírio de Sá Lima, foram inaugurados mais dois consultórios odontológicos nos municípios de Parnaíba e Floriano. Durante a gestão de 2004 a 2006, sob a presidência de Mario Roberto Pereira de Araújo, a CAAPI firmou seu primeiro plano de saúde Unimed atendendo o pleito dos advogados.

Em janeiro de 2007, Eduarda Mourão Eduardo Pereira de Miranda toma posse como a primeira mulher Presidente da CAAPI. Nessa gestão, seguiram-se muitas realizações e conquistas, a citar: o novo estatuto da CAAPI; criação do auxílio funeral e a disponibilização de dois seguros de morte e acidente; a criação do setor de convênios e eventos; a implantação do plano de previdência privada OAB/PREV vinculada ao instituto OAB/PREV-SP; implantação do primeiro site da instituição; implantação do serviço de transporte Inter fóruns-  Van do Advogado, reforma e reabertura da Pousada Praia dos Advogados, no litoral piauiense, a qual passa a ser órgão definitivo da Caixa de Assistência.

Foram metas e ações consolidadas com a reativação dos serviços de saúde com o “Espaço Saúde”, e “CAAPIODONTO”. Foi durante esta gestão que foram realizadas as primeiras campanhas de saúde dos advogados, como projeto embrionário e reimplantadas as representações municipais da CAAPI, notadamente nos municípios de Picos e Parnaíba.

Reeleita para o Triênio 2010/2012, a Presidente com a nova Diretoria impulsionou o plano de ação e metas. Nesse período foi realizado o I Concurso Cultural dos Advogados com o objetivo de eleger um novo slogan, tendo sido escolhido: “CAAPI: mais que assistência, parceria indispensável”.

Os representantes da entidade no triênio 2010/2012 foram: Dra. Eduarda Mourão Eduardo Pereira de Miranda (Presidente); Dra. Andréia de Araújo Silva (Vice-Presidente); Dr. Cláudio Manoel do Monte Feitosa (Secretário Geral); Dr. Manoel Carvalho de Oliveira (Secretário Geral Adjunto); Dra. Anailza Ernesto da Cruz Costa (Tesoureira); Dr. Armando Ferraz Nunes e Dra. Egilda Rosa Castelo Branco Rocha (Suplentes de Diretoria); Dr. Segisnando Ferreira de Alencar, Antônio Wilson Soares de Sousa e Carlos Said (Conselho Fiscal) e Dra. Iracema Santos Rocha da Silva (Suplente de Conselho Fiscal).

De 2013 à 2015 a diretoria foi composta pela presidente Ednan Coutinho, vice-presidente Patrícia Feitosa, secretário geral Joaquim Santana, secretária adjunta Marleide Matos e diretor tesoureiro Manoel Carvalho. Na qual destaca-se como melhorias a inauguração do Hotel de Trânsito, Clube e Auditório na cidade de Picos, Revitalização da Pousada de Praia, Salão de Beleza e a entrega dos espaços físico e equipamentos dos consultórios de oftalmologia e ginecologia. Além do Espaço físico do Hotelzinho para os filhos dos advogados.

A nova gestão 2016 à 2019 eleita e composta  pelo presidente Rafael Orsano; vice-presidente Alexandre Lopes Filho; secretário geral Shaymmon Emanoel Rodrigues de Moura ; secretária adjunta Maria do Socorro de Oliveira Costa; tesoureira Adelina Lourdes de Sampaio Pinheiro Miranda assumem com o propósito de aproximar-se ainda mais dos profissionais e oferecer mais vantagens e benefícios e qualidade de vida para todos os beneficiários. Fazendo efetivar muitos projetos que encontrava-se pendentes ou parados, trazendo uma nova garra e vontade de fazer o melhor para cada advogado e advogada. 

Redes Sociais
Portal do Conhecimento
Enquete

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO PIAUÍ
Rua Governador Tibério Nunes, S/N, Bairro Cabral. Teresina - PI
Cep.: 64000-750 - TEL.: (86) 3221 - 2110 / 3226 - 3070
E-mail: caapi@caapi.org.br