O serviço de psicologia da Caixa de Assistência dos Advogados (Caapi) está à disposição para atender advogadas e advogadas da seccional e das 15 subseções do estado.
Vale destacar que toda semana, a Caapi conta com 16 atendimento gratuitos, sendo oito destinados para advogadas e advogados da seccional em Teresina e oito para a advocacia das subseções.
São ofertadas diversas modalidades de atendimento visando o desenvolvimento de propostas de promoção, prevenção e cuidado psicológico e manutenção da saúde mental.
Para atender a advocacia, a Caapi conta com um corpo de duas profissionais especializadas: as psicólogas Hele Patrícia Gomes de Araújo e Eliana Fonseca Rosal Cavalcante.
O presidente da Caapi, Talmy Tércio, pontuou que os serviços de saúde são um dos principais eixos de ação da Caixa de Assistência afim de cumprir seu papel com a advocacia e fez um convite para que os advogados e advogadas venham a aderir ao atendimento psicológico disponibilizado.
“Todos os serviços de saúde são importantes pois complementam a atividade profissional do advogado. Um profissional saudável consegue produzir mais, tem uma qualidade de vida melhor. Então, pedimos que os colegas advogados e advogadas possam usufruir do serviço da Caixa de Assistência. Estamos aqui inteiramente à disposição de vocês”, declarou.
Uma das novidades desta gestão é o atendimento psicológico também voltado para o interior do estado, que está sendo ofertado através de sessões com a profissional Hele Patrícia Gomes de Araújo.
A secretária-geral da Caapi, Ravennya Moreira falou sobre a intensificação que está sendo dada para o serviço e sobre interiorização dos atendimentos.
“A Caapi se preocupa com a saúde integral do advogado, seja ela física ou mental, por isso dentre nossas bandeiras fortes estão a saúde e o esporte. Por isso, quadruplicamos o número de atendimentos para a advocacia e lançamos esse atendimento para as subseções, fazendo com que nossas ações sejam interiorizadas e não se concentrem somente na capital”, pontuou.
Hele Patrícia Gomes de Araújo é especialista em Psicologia Clínica e Psicopedagogia, trabalha temas como ansiedade, dificuldade para falar em público, aprendizagem, relacionamento afetivo, profissional e familiar, além de pensamentos suicidas, luto e automutilação.
Ela destacou a importância da procura dos advogados pelo serviço:
“A psicoterapia é um recurso importantíssimo que contribui para a melhora da saúde mental, pois ajuda a olhar com carinho para as habilidades, qualidades e conquistas, ao mesmo tempo em que permite olhar também para os momentos difíceis da vida, erros e fraquezas, sobretudo, nesse momento de retorno às atividades presenciais pós-pandemia”, destacou Hele Patrícia Gomes de Araújo.
A psicóloga Eliana Fonseca Rosal Cavalcante, pós-graduada em terapia cognitiva comportamental e MBA em gestão educacional, pontuou que o trabalho de atendimento psicológico proporciona qualidade de vida para os advogados, através de um conjunto de estratégias e técnicas psicológicas que podem ser usadas para que eles busquem lidar com seus sentimentos de forma positiva.
A profissional destacou a evolução que tem observado em cada advogado atendido desde que o serviço foi retomado. Ela também frisou a importância que esta gestão da Caapi tem dado para a saúde mental dos advogados, investindo para cuidar deste seguimento.
“Temos percebido a cada sessão o crescimento do grupo que se propôs a realizar um trabalho sério e responsável e onde vemos o valor que é dado a cada advogado que se propõe a esse cuidado. Nestes 100 dias que a Caapi completa junto de trabalhos realizados para a advocacia, temos que parabenizar e celebrar pois eu, como psicóloga, me sinto acolhida e vejo a valorização que os advogados nos dão enquanto profissional da saúde mental”, pontuou.