Entrar

Advogadas que compõe a Caapi destacam importância de mulheres na instituição

Participação em cargos de gestão, representatividade, incentivo à presença em diversas instâncias e tomada de decisão são algumas das medidas elencadas por mulheres advogadas que são membros da Caixa de Assistência dos Advogados (Caapi) como características da instituição e que fortalecem a participação delas na construção da advocacia piauiense.

“Percebe-se que desde o triênio passado, ainda na gestão do nosso atual presidente Celso Barros, ele sempre priorizou a presença da mulher advogada em cargos de diretoria e comissões, conselhos estaduais e federais”, destacou a presidente do Conselho Fiscal da Caapi, a advogada Glayerlane Soares.

Para a advogada, estar como presidente neste cargo representa uma conquista para mulheres de diversas gerações que lutaram e abriram estes espaços.

Presidente do Conselho Fiscal da Caapi, a advogada Glayerlane Soares

Que venham cada vez mais mulheres

De acordo com a advogada Fábia Monteiro, que é conselheira fiscal suplente da Caapi, a colocação de mulheres nestes cargos incentiva também a participação da mulher advogada em demais instâncias e espaços da Caapi e da OAB.

“Quero enaltecer a participação forte de nossa vice-presidente, conselheiras, colegas advogadas e funcionárias, onde todas demonstram grande determinação, dedicação e o incrível espírito de equipe. Juntas seguiremos com confiança e com imensa responsabilidade de sedimentar vitórias também para aquelas que estão por vir”, destacou Fábia Monteiro.

Advogada Fábia Monteiro, que é conselheira fiscal suplente da Caapi

Abertura de mais espaços para mulheres

A vice-presidente do Clube dos Advogados do Piauí e coordenadora de Inclusão da Mulher no Esporte, Marcela Tavares, destacou a evolução dos direitos da mulher no país, com a consequente ocupação de cargos de destaque em setores da sociedade, especialmente em áreas consideradas machistas, como é o caso da advocacia.

“Falando da atuação da mulher na Caapi, posso citar como exemplo a nossa secretária geral, Ravennya Moreira, que foi a primeira coordenadora de inclusão da mulher no esporte, cargo criado em 2019 na gestão do presidente Celso, abrindo espaço para outras mulheres advogadas”, disse. 

Para ela, a importância de mulheres em cargos de comando, gerência ou coordenação é que isso pode abrir cada vez mais oportunidades para que outras advogadas também possam a vir ocupar essas posições e espaços. Esse, inclusive, é um dos objetivos da Coordenação de Inclusão da Mulher no Esporte.

“Queremos criar cada vez mais espaços para nossas mulheres advogadas no esporte, bem como ampliar as modalidades esportivas. Hoje, já temos o futebol feminino, o beach tennis, vôlei de praia, o futevôlei e nosso objetivo é ampliar essas modalidades, incentivando nossas advogadas a terem mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. Considero ser essa nossa luta diária”, finalizou.

Vice-presidente do Clube dos Advogados e coordenadora de Inclusão da Mulher no Esporte, Marcela Tavares

Representatividade

Adélia Barros, diretora social do Clube dos Advogados, relembrou que as mulheres somam mais de 50% do número total de advogados em todo o país. Segundo ela, a participação crescente de mulheres em cargos de direção permite que as demandas desta parcela de profissionais possam ser ouvidas com consequente representatividade.

“A importância dessa paridade é para que possamos trazer e fazer políticas para que, nós mulheres, consigamos fazer nossos direitos serem respeitados enquanto sociedade e enquanto advogadas, nós que somos as principais vítimas de violação de prerrogativas, uma vez que somos vítimas no tocante da profissão advocacia, agregado a condição de mulher, sendo que, infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade patriarcal”, enfatizou.

Adélia Barros, diretora social do Clube dos Advogados

Serviços online

SOLICITE SUA CARTEIRA CAAPI

SOLICITE A SUA

RESERVA POUSADA PRAIA

RESERVA ONLINE

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Rua Governador Tibério Nunes, S/N • CEP: 64003-759
Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 18h
Contato: (86)3305-9040 e 3305-9041
CAAPI © 2022. Todos os direitos reservados.