Entrar

Diagnóstico produzido pela CAAPI revela estado crítico na saúde mental da advocacia

A Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense finalizou o “Monitoramento Digital de Saúde Mental” dos Advogados e Advogadas do Estado. Nesse levantamento foi constatado que poucos advogados(as) realizam algum tipo de tratamento psicológico ou psiquiátrico. Ao mesmo tempo que foi demonstrado altos índices de uso de medicamentos psiquiátricos, uso abusivo de álcool e outras substâncias. Esse cenário sugere que muitos advogados(as) podem estar utilizando medicamentos psiquiátricos de forma indiscriminada (sem orientação médica) e muitos ainda não procuraram uma ajuda especializada. Foi averiguado que 19.60% dos advogados(as) possui algum diagnóstico de saúde mental, destacando-se transtornos de humor e de ansiedade.

Covid – 19

Entre os participantes 28.09% sofreram algum impacto pela COVID-19 nas suas vidas, principalmente pelo fato de ter um familiar ou amigo próximo infectado pelo vírus. 66.57% dos participantes sentiram algum impacto da pandemia no trabalho. Destaca-se o fato de muitos estarem trabalhando remotamente e desempregados(as).

O objetivo central foi conhecer o perfil epidemiológico de saúde mental dos advogados do PI, identificar suas reais demandas e promover iniciativas que favoreçam a saúde e o bem estar da classe advocatícia, por meio da prevenção, do diagnóstico precoce, da redução do estigma associado às doenças de ordem mental e do estímulo à busca de
ajuda especializada.

De forma inovadora, foi utilizada uma ferramenta digital que permitiu a coleta e a consolidação de dados em saúde mental, em tempo real. Por não se tratar de uma pesquisa estanque, conforme novos ciclos de coleta forem realizados, será possível acompanhar, de forma dinâmica, as mudanças no perfil de saúde mental dos advogados longitudinalmente, como também, avaliar e aprimorar a assistência oferecida em termos de custoefetividade.

Serviços online

SOLICITE SUA CARTEIRA CAAPI

SOLICITE A SUA

RESERVA POUSADA PRAIA

RESERVA ONLINE

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Rua Governador Tibério Nunes, S/N • CEP: 64003-759
Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 18h
Contato: (86)3025-1733 e 3011-0379
CAAPI © 2022. Todos os direitos reservados.