A Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense (CAAPI) vem a público prestar contas acerca da análise e entrega do Auxílio Alimento Especial, instituído dia 27 de abril do corrente ano.
É preciso, antes de tudo, prudência. Inicialmente porque se trata de procedimento totalmente manual que se iniciou com o recebimento de documentos e cadastramento de pedidos. Após, igualmente manual, iniciou-se a análise de documentos que, devido ao momento de pandemia pelo qual estamos passando, tivemos a suspensão das atividades na sede da CAAPI e a instituição do trabalho remoto com equipe reduzida de colaboradores no sistema de plantão. Além disso, nos deparamos com diversos outros problemas, conforme adiante serão elencados:
1 – Elevado número de solicitações
Recebemos, aproximadamente, 1.500 e-mails. Nem todos foram pedidos de auxílio, sendo e-mails solicitando respostas ou até mesmo sem documentos e repetição de requerimentos em mais de um e-mail.
2 – Falta de padronização do nome, formato e tamanho dos arquivos enviados
Recebemos arquivos com os mais diversos nomes, formatos e tamanhos. Alguns em pdf, outros em word e alguns até mesmo em jpeg (imagem), bem como documentação incompleta, não seguindo o disposto na Resolução que instituiu o benefício, sobrecarregando ainda mais o trabalho de triagem.
3 – Pedidos de auxílio repetidos
Alguns advogados(as) nos enviaram até três vezes o mesmo pedido.
4 – Arquivos vazios, com erro ou formatos desconhecidos
Foi bastante significativo o número de arquivos recebidos com erro. Isto pode ser atribuído a problemas ao gerar o arquivo, seja por incompatibilidade, por problemas no envio, internet instável ou com corrompimento da cópia (por exemplo).
5 – 80% dos pedidos de auxílio estão com documentação incompleta
Depois de minuciosa análise, constatou-se que 80% dos pedidos de auxílio estão com documentação incompleta. Para estes, foi enviado um e-mail solicitando a a documentação correta.
Após sanar os problemas, o Comitê para análise dos auxílios formado por Andréia Araújo, José Urtiga, Ian Samitrius, Josélio Oliveira e Ravennya Moreira, diretoria da CAAPI, e por Nara Letícia, representante da Diretoria da OAB/PI, reuniu-se para o devido julgamento dos pedidos e ficou decidido que o pagamento seria dividido em 3 etapas, sendo:
Números:
Segundo levamento de dados feito dia 25 de junho do corrente ano, os números são:
Quanto aos processos que ainda constam pendências, estamos aguardando o envio (por parte dos requerentes) da documentação correta para, então, darmos continuidade aos pagamentos.
A Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí e o Comitê reafirma sua missão de assistência à advocacia piauiense e fará, com a máxima responsabilidade e transparência possível, como tem feito desde o início desta gestão, e, neste propósito, também será incansável na busca de ofertar a seus associados os melhores serviços e benefícios.
Agradecemos a compreensão de todos os Advogados e Advogadas piauienses e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.