Entrar

Pesquisa revela que estado de tensão mental em advogados é “gravíssimo”; agende atendimento gratuito

A saúde mental do advogado brasileiro está em situação crítica. Quem revela o dado alarmante é a pesquisa desenvolvida pela carioca, mestre em Psicologia Social, Fátima Antunes. Sua pesquisa que ouviu 702 Advogados de todo o Brasil, concluiu que o estado de tensão a que o profissional atual está submetido é “gravíssimo”.

“Um estigma muito grande acompanha historicamente a carreira na advocacia. Você não pode se mostrar sensível, ou muitas vezes deve esconder essa condição, você não pode falhar e precisa muitas vezes tentar alcançar uma ‘perfeição’ que não existe”, pontua.

A pesquisa da professora foi condensada em um livro que além de dados, trás sugestões para obter mais controle e conhecimento do seu estado mental enquanto profissional da advocacia. Fátima acrescenta que o estresse em Advogados é uma realidade muito comum e presente em todas as regiões. E que a dificuldade em reconhecer o problema tem levado a situações que atrapalham o rendimento profissional e afetam a saúde física dos profissionais.

“É muito difícil assumir que está adoecendo mentalmente. Muitos Advogados buscam o atendimento somente quando já estão com problemas sérios. Produtividade afetada, problemas com clientes ou até mesmo situações mais graves como infarto”, acrescenta.

Atenta a situação, a Caixa de Assistência da Advocacia Piauiense disponibiliza para todas as Subseções, atendimento quinzenal gratuito de psicologia. O Advogado de todo o Estado que precisa do atendimento, tanto pode agendar uma consulta on-line. A psicóloga Eliane Cavalcante, que atende os Advogados, reforça a importância da procura pelo atendimento. “A terapia auxilia qualquer pessoa que deseja ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. É mais do que necessário dar devida atenção a nossa saúde mental. Se existe algo que não vai em, é bem provável que existam fatores internos que precisam ser trabalhados”, completa a psicóloga.

O livro Estresse em Advogados pode ser adquirido neste link. Para agendar seu atendimento psicológico gratuito na Caapi para ligue para o número (86) 99447-4796 e marque seu horário.

Projeto LegalMente

Você sabia que a Caapi também disponibilizou uma pesquisa para monitorar a saúde mental dos advogados? O objetivo é realizar um grande diagnóstico das principais demandas e do impacto da COVID-19 na saúde mental da classe jurídica.

Essas informações serão importantes para guiar as próximas ações assistenciais da CAAPI, com base em dados científicos. E, mais do que isso, orientar os recursos de forma assertiva oferecendo o que o advogado(a) realmente necessita.

Responda aqui a pesquisa e ganhe um “check up virtual”,em tempo real com a classificação da sua saúde mental.

Serviços online

SOLICITE SUA CARTEIRA CAAPI

SOLICITE A SUA

RESERVA POUSADA PRAIA

RESERVA ONLINE

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Rua Governador Tibério Nunes, S/N • CEP: 64003-759
Funcionamento: Segunda à Sexta, das 8h às 18h
Contato: (86)3025-1733 e 3011-0379
CAAPI © 2022. Todos os direitos reservados.