O rigor na gestão dos recursos da advocacia tem sido uma das marcas da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí. A Diretoria da CAAPI preza pela utilização criteriosa de cada centavo que ingressa em seu caixa, atitude que tem possibilitado a atenção prioritária aos advogados em situação de carência e também proporcionar a advocacia piauiense vantagens e benefícios que melhorem a sua qualidade de vida e que também apoiem a profissão.
A título de informação, a CAAPI se mantém basicamente com o repasse das anuidades pagas pelos advogados e estagiários junto à OAB/PI, e por força do art. 56 e 57, do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, a partir de janeiro de 2008, o percentual correspondente à Caixa de Assistência, antes de 27,5%, passou para 20% (vinte por cento). Outras receitas são advindas com a arrecadação feita nos atendimentos e nos serviços que a instituição oferece e que têm valores abaixo do mercado. Todos os valores são destinados à manutenção da instituição e conversão de benefícios oferecidos.
As contas da CAAPI são apreciadas e votadas pelo Conselho Fiscal da instituição, que é formado por três membros. Uma vez aprovadas, estas são remetidas ao Conselho Regional da Seccional Piauiense, o qual também fará sua apreciação e votará aprovando ou não. Transparência, tal como entende a Direção da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, constitui quesito indispensável a qualquer gestão que se proponha a ser moderna e eficiente.
Nos links abaixo, identificados pelo ano do respectivo exercício fiscal, o advogado encontrará todas as demonstrações financeiras da CAAPI – balanço patrimonial, resultados, provisões, receitas e despesas, descritos item por item, conforme o minucioso trabalho contábil da entidade. Também constam os relatórios de auditoria externa.